Como é feito o alinhamento da Climatização em Construções Sustentáveis?

Construções Sustentáveis propõem um consumo consciente desde o projeto até a finalização da obra, dando continuidade quando a edificação for utilizada. Algumas estratégias são aplicadas para que as emissões de poluentes sejam reduzidas ou anuladas. Na verdade, qualquer produção de resíduos é evitada.

A climatização tem uma grande parcela do gasto energético de uma construção sustentável. Por isso deve ser muito bem analisada, para aproveitar o máximo a ventilação natural e, caso necessite de equipamentos elétricos para a climatização, a escolha seja a menos impactante para o meio-ambiente.

Construções Sustentáveis

Aplicar sustentabilidade em construções é um debate desde meados dos anos 70. Hoje, já é considerada uma megatendência. Está em constante aumento o número de construções sustentáveis no Brasil e no mundo.

A sustentabilidade refere-se não apenas a ações como reciclar materiais ou plantar árvores. Um sistema sustentável precisa ser acessível e se encaixar em certas questões sócio-econômicas.

São diversos fatores que devem ser analisados para que uma construção seja, de fato, sustentável. Primeiramente, o projeto deve ser feito visando racionar recursos naturais. Portanto, priorizar luz e ventilação naturais, aplicar sistemas para a economia de água, e optar por indicar equipamentos que não gerem poluentes para a atmosfera.

Além de utilizar materiais que são de fontes renováveis – como madeira reflorestada, por exemplo -, o que for utilizado na obra deve ser calculado exatamente, sem excessos. A gestão e logística da obra deve ser bem pensada para não haver desperdícios e evitar, ao máximo, a geração de resíduos.

Tudo precisa ser muito bem planejado e executado para garantir que, durante a vida útil daquela construção, os critérios sustentáveis se mantenham. A sustentabilidade precisa ser pensada a longo prazo.

Climatização Sustentável

Existem maneiras de deixar uma construção sustentável com um conforto térmico sem a utilização de aparelhos elétricos para a climatização. Diversas tecnologias estão em desenvolvimento para prover a sustentabilidade. 

Estratégias de isolamento térmico são exemplos. É possível encontrar alguns materiais no mercado que podem servir de isolamento térmico e acústico, trazendo um conforto duplo para quem mora, passa ou trabalha no local.

Recentemente, dois pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pesquisa e criação de um novo material. É a película para telhados. Segundo Xiabo Yin e Ronggui Yang, os idealizadores, ela tem a capacidade de substituir um ar condicionado elétrico sem o uso de energia. O estudo dos dois mostra que 20 m² do material são suficientes para manter a temperatura interna de uma construção a 20°C enquanto a externa atinge 37°C.

Como esse é um exemplo de material que ainda não é amplamente comercializado, estratégias – como ecotelhados, que são telhados compostos por vegetação, a fim de manter a temperatura e umidade do local – podem ser aplicadas. Contudo, existem muitas pessoas que ainda optam por aparelhos de ar condicionado elétricos. 

Alguns especialistas afirmam que a climatização representa 60% do consumo de uma construção sustentável. Por isso, toda a construção da captação e uso de energia, além da escolha do aparelho devem ser muito bem pensados.

Como escolher um ar condicionado e manter minha construção sustentável?

1- O tipo “certo” de aparelho 

Existem muitos modelos disponíveis para compra. Você precisa analisar o tamanho do local, objetivo da implementação de ar condicionado etc. Na hora da escolha, dê preferência para os aparelhos do tipo inverter, são mais econômicos.  

Com esse debate constante sobre sustentabilidade e as temperaturas por todo o mundo aumentando, o desenvolvimento de aparelhos cada vez mais tecnológicos e econômicos está acontecendo. 

2- Potência e limites

Para aplicar um sistema de climatização, é necessário um Plano de Climatização. Nele, questões como a segurança, corrente elétrica, instalações, limites da construção e potência elétrica estão descritos.

É mais do que necessário respeitar esses limites e se atentar para a potência do modelo em questão. Caso não seja cumprido, falhas da rede elétrica podem se apresentar, gerando problemas em outros aparelhos dependentes dela. 

3- Gases

Os gases utilizados para fazer a refrigeração são importantes na escolha do aparelho. Busque por gases refrigerantes que não emitem poluentes. É a melhor escolha para manter a climatização sustentável.

4- Tecnologia

Existem soluções tecnológicas que podem auxiliar o desempenho sustentável de um ar condicionado. Por exemplo, timers para desligarem o aparelho em determinada hora, termostatos que fazem com que o aparelho suspenda o funcionamento quanto tal temperatura é atingida. 

Ultimamente, muitas pessoas estão utilizando sistemas integrados com celulares ou tablets para o maior controle da climatização. O interessante é que você pode definir horários de funcionamento, obter relatórios de desempenho, receber um alerta quando houver algum problema etc. A tecnologia ajuda bastante na sustentabilidade.

5- Manutenções

Já abordamos aqui no Blog sobre a importância e diferença das manutenções. Realizar a limpeza, inspeção e manutenção preventiva periodicamente faz com que as qualidades do aparelho se mantenham. 

Algumas vezes, uma simples limpeza – realizada por um profissional – no ar condicionado traz melhorias no funcionamento e economia no gasto elétrico.

Existem formas de aplicar um conforto térmico sem a utilização de aparelhos. A primeira opção de construções sustentáveis sempre será aproveitar a ventilação natural. Todavia, muitas pessoas e empresas optam pela instalação de um sistema de climatização. 

Atualmente, não há problema algum nesses sistemas. É recomendado apenas que a escolha do aparelho seja cautelosa e algumas estratégias durante o uso sejam adotadas. Sua construção pode, tranquilamente, ter climatização e permanecer sustentável.

D&GA Engenharia

Na D&GA Engenharia, temos profissionais diversos de Engenharia e Arquitetura. Podemos te auxiliar a fazer um projeto que se enquadre em parâmetros sustentáveis e tenha um sistema de climatização. 

Temos serviços para automação industrial e residencial, projeto e execução de redes elétricas e mais alguns outros que podem auxiliar no desempenho dos aparelhos de climatização.

Quer saber mais? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em te atender.

Leave comment

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba conteúdos semanalmente!
Últimos Posts