Tendências de automação residencial em 2021

automacao-residencial-arquitetura-2021

Uma grande tendência dos últimos anos é a automação residencial. Muitos imóvel já estão sendo construídos ou adaptados como casas inteligentes. O grande objetivo é que tudo seja integrado e funcione de uma forma otimizada, trazendo um consumo inteligente e mais conforto aos moradores.

A expectativa é grande no crescimento do mercado da automação residencial. Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), em 2016, o Brasil já contava com 300 mil residências automatizadas. 

A Statista, empresa especializada em pesquisa de mercado, realizou um levantamento sobre o mercado de casas inteligentes e constatou que o Brasil ocupa o 11° lugar no mercado mundial. A projeção é que haja um crescimento médio de 22% ao ano. Em 2020, o país investiu um pouco mais de 1 bilhão de dólares em soluções para casas inteligentes. A estimativa é de que, em 2025, chegue a 3,1 bilhões de dólares. 

O que é Automação Residencial?

A Automação Residencial envolve soluções inteligentes para uma casa. Fechaduras eletrônicas, sistema de câmeras, sensores de fumaça são exemplos de soluções. A integração de diversas tecnologias e sistemas em um só para o controle total do imóvel o torna uma casa inteligente. 

A inteligência do imóvel deve ser, principalmente, para atender as necessidades e facilitar a rotina dos moradores. Através de dispositivos conectados a uma rede em comum, diversas tarefas não precisam da intervenção humana direta.

Benefícios da Automação Residencial

As inovações aplicadas pela automação proporcionam muito mais do que apenas o conforto e praticidade. Existem diversos benefícios para deixar uma casa mais inteligente.

  • Segurança: muitas das automações estão relacionadas com a segurança do imóvel. Sistema de câmeras, fechaduras inteligentes, entre outras soluções oferecem um ambiente mais controlado e protegido.
  • Economia: apesar de, inicialmente, parecer um investimento alto, as inovações aplicadas para automação passam a valer a pena pela economia gerada. Muitos sistemas possibilitam o controle da temperatura, funcionamento da iluminação e outros dispositivos elétricos, até controle do gasto de água. Tudo isso faz com que os desperdícios sejam reduzidos e você economize nas contas.
  • Sustentabilidade: está relacionado com o tópico anterior. Com a redução de desperdícios de recursos naturais, há uma maior preservação do meio-ambiente. A Automação Residencial é uma opção para quem deseja ter práticas mais sustentáveis de consumo.

Tendências para 2021 na Automação Residencial

Assistente de voz

Em 2020, houve um aumento do uso de serviços ou produtos de assistentes de voz em 47%. Segundo a Gartner, que realizou um estudo sobre o tema de automação residencial, essa tecnologia é uma das maiores tendências do ramo.

Pelo o que pesquisas recentes demonstram, o uso de assistentes de voz está relacionado com o aumento do uso de smartphones. Procurar músicas, filmes, acionar iluminação, fazer contas, comprar itens são algumas das facilidades que os assistentes de voz proporcionam.

Além da praticidade e conforto, essa tendência torna algumas tarefas mais acessíveis. Pessoas com dificuldades motoras ou de visão podem se tornar mais independentes utilizando este tipo de tecnologia. Elas ganham mais autonomia para realizar tarefas – que antes necessitavam de ajuda de outra pessoa – sozinhas.

Multi-room

O conceito de multi-room é a integração de todos os cômodos do imóvel com um sistema de áudio e vídeo. Cada ambiente tem a sua independência de programação. Há uma distribuição de áudio – iguais ou diferentes – pelos cômodos através de um ponto central.  

Por exemplo, enquanto em um quarto está tocando pop, na sala se escuta rock.  A ideia é que toda a casa tenha um sistema só, em vez de cada cômodo possuir um aparelho diferente. 

Iluminação programada

Essa automação pode utilizar diversos recursos. Aplicativos do celular, sensores de movimento, sensores de presença, controles, comando por voz etc. O morador pode pré-definir ocasiões como festas, jantares, hora de dormir, hora de acordar para que a iluminação se comporte de determinada forma.

Um exemplo é a hora de dormir. O usuário pode definir um comando por aplicativo ou por comando de voz para que, à noite, todas as luzes do imóvel apaguem, e cortinas e persianas se fechem. 

É um recurso que auxilia o consumo inteligente da energia. Se utilizado o sensor de presença, é possível programar para as luzes se apagarem enquanto ninguém está no ambiente.

Machine Learning

Machine Learning é o aprendizado da rotina da residência pelas máquinas. As soluções inteligentes são feitas através de dispositivos que são alimentados com dados. Basicamente, as máquinas processam esses dados e entendem melhor os hábitos dos moradores. Então, passam a realizar tarefas automatizadas sem necessitarem de comando direto. 

Por exemplo, em uma casa inteligente, o sistema percebe que todos os dias a cafeteira é ligada às 7h15. Depois de um tempo, todas as manhãs, nesse mesmo horário, é pedida uma permissão para a cafeteira ligar automaticamente.

Aprimoramento das redes de internet

O desenvolvimento de tecnologias para redes de internet que ofereçam melhor qualidade e velocidade é constante. Após períodos em que o home office foi a única solução de muitos trabalhadores, a necessidade de uma internet e WiFi melhores para ambientes residenciais se intensificou.

Dentro do aprimoramento das redes estão tecnologias como o 5G, 6G, e equipamentos que utilizem menos cabos, como lâmpadas de LiFi. São diversos benefícios dessas soluções, como menor gasto de energia, maior velocidade de internet, possibilidade de mais pessoas se conectarem e utilizarem a mesma rede simultaneamente. 

D&GA ENGENHARIA e ARQUITETURA

A D&GA Engenharia pode te ajudar a automatizar toda a sua residência. Com a nossa equipe de engenheiros de diversas áreas, podemos projetar toda a estrutura de uma casa inteligente.

Além de engenheiros, dispomos de mão de obra própria para a instalação. Nossa equipe de execução é completamente comprometida com os projetos e cronogramas. Isso faz com que o serviço seja realizado o mais rápido possível, sem atrasos. 

A Automação Residencial é um mercado que está em alta. Cada vez mais, vemos a aplicação de soluções inteligentes e integradas em imóveis. A prática gera praticidade, conforto e maior segurança, enquanto economiza tanto os recursos financeiros quanto os da natureza.

As apostas para seguirem em alta em 2021 são: assistentes de voz, multi-room, iluminação programada, machine learning e aprimoramento das redes de internet. Alguns deles já mostram grande satisfação pelos usuários e expectativas de crescimento. 

E aí, gostou do conteúdo? Conte aqui nos comentários se você tem ou quer implementar algum tipo de automação na sua residência. 

Caso queira realizar um projeto de Automação Residencial com a qualidade D&GA Engenharia, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em te atender.

Leave comment

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba conteúdos semanalmente!
Últimos Posts