Ao iniciar um projeto, ninguém espera – nem quer – que a obra atrase. Principalmente para construtoras, isso é um fator que gera uma visão negativa muito grande enquanto empresa. Os clientes estão esperando para receber seus imóveis e a situação se torna um fardo.
Muitas vezes, o atraso se dá pela falta de planejamento. Não considerar todas as etapas e processos de uma obra faz com que o cronograma seja impreciso. É necessário prever todos os possíveis riscos.
Com o maior tempo de obra, pode ser preciso uma maior reserva financeira, pois a mão de obra e equipamentos serão necessários por mais tempo. Isso gera grandes dores de cabeça ao gestor da obra. Sendo assim, separamos algumas dicas de como evitar alguns problemas e atrasos durante a sua obra.
Realize um planejamento minucioso
O planejamento é tão importante quanto a execução da obra. Na engenharia, nota-se que esse passo, muitas vezes, é feito de forma rasa.
Nesta fase, é necessário detalhar minuciosamente todos os fluxos de trabalhos com seus processos. Pode parecer trabalhoso – e até é -, mas o tempo ganho com todo esse esmiuçamento faz com que nada passe batido e o cronograma fique preciso.
Dica de itens que são comumente esquecidos durante planejamentos: tempo de fornecedores, logística dos materiais, execução de cada atividade, tempo de montagem do canteiro.
Determine prazos realistas
Uma vez que o planejamento incluiu todos os processos que a obra contém, fica mais fácil ponderar qual o prazo de cada um. Mas seja realista. Nem sempre a obra estará no auge da produtividade, os materiais chegarão no prazo ou sua equipe estará completa.
O ideal é trabalhar sempre com a mesma equipe e os mesmos fornecedores. Assim, você tem uma noção de quanto tempo a obra leva para ser concluída. Como nem sempre é dessa forma, para o cronograma, seja realista que as coisas podem ter um ritmo mais lento.
Outro ponto que interfere nos prazos é o clima. Faça uma pesquisa para saber como o clima se comporta no período em que a obra estará em execução. Algumas atividades podem ser prejudicadas com mudanças climáticas. Portanto, faça a verificação e estime melhor o prazo de algumas operações.
Antecipe os imprevistos
Como dito no item anterior, imprevistos acontecem. Porém, você pode se preparar para todos eles. No planejamento do cronograma, pense que os fornecedores podem atrasar, o tempo pode não estar propício para realizar a obra, os materiais têm chance de virem com defeitos, entre muitos outros problemas. Tudo isso pode ser pensado e adequado a um cronograma real.
Ter uma reserva financeira pode ser útil também. Esse imprevisto em questão está relacionado com o planejamento orçamentário. Não faça o orçamento considerando o preço mais baixo de tudo e esquecendo de incluir uma reserva monetária. Caso algo saia do controle e mais materiais ou mão de obra sejam requeridos, você não precisa nem pedir para o cliente nem ficar no prejuízo.
Documente todos os processos da obra
Não realize acordos informais com os fornecedores nem com prestadores de serviço. Por mais que seja comum, peça por uma formalização de qualquer combinado. Isso faz com que você consiga encontrar todas as informações que necessita através de uma simples pesquisa. Torna o gerenciamento da obra mais eficiente.
A documentação faz com que o cronograma não seja comprometido. Além disso, é indicado para caso algum órgão fiscalizador necessite. Seja para verificação ou aprovação.
Busque por uma comunicação eficiente
Falhas de comunicação são grandes problemas para o cumprimento de cronogramas. A comunicação eficaz gera organização.
Um setor é dependente de outro em uma obra. Por isso, todos eles precisam estar “falando na mesma língua” para que se entendam.
Existem ferramentas de gestão que podem ser utilizadas. Ou pode ter um gestor encarregado por verificar tudo, ser comunicado sobre quaisquer problemas e que consiga agir rápido para resolvê-los.
Encontre profissionais comprometidos
O ideal é ter uma equipe própria ou fixa, que já está acostumada a trabalhar junta, e que se compromete com os prazos. Caso não seja possível, opte por profissionais que se mostram comprometidos com o trabalho e que tem boa reputação.
Não é indicado buscar por pessoas desconhecidas, sem recomendações. Tente sempre achar profissionais recomendados e reconhecidos.
Além disso, é necessário que a mão de obra seja especializada. É fundamental que os profissionais sejam hábeis para que a qualidade da obra seja superior. Isso é preciso por questão de órgãos fiscalizadores. Sem determinados profissionais, a obra se torna irregular e com chances de ser parada.
D&GA Engenharia
A D&GA Engenharia trabalha com uma diversidade de serviços de arquitetura e engenharia. Temos uma equipe própria que consegue abordar todas as camadas de uma obra. A empresa atua no mercado há 8 anos e 100% de nossos projetos foram realizados dentro do prazo estipulado.
Nossa maior missão é proporcionar soluções viáveis aos nossos clientes, que atendam suas necessidades com eficácia e excelência. Utilizamos do conhecimento técnico e de tecnologias inovadoras para prestar os serviços com uma alta qualidade.
A relação entre a D&GA Engenharia e nossos clientes é de extrema transparência, comprometimento e responsabilidade com normas e prazos.
A obra precisa ser bem planejada, com profissionais comprometidos e um cronograma real. Imprevistos podem acontecer. Por isso, o planejamento deve considerar todos os processos e quais os prazos reais deles.
Se precisar realizar uma obra com uma equipe completa, comprometida, que entrega seu projeto no prazo, pode contar com a D&GA Engenharia. Entre em contato conosco.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais informações como essa.