Tudo o que você precisa saber sobre Projetos Elétricos

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-projetos-eletricos

Qualquer instalação que tenha eletricidade contém um projeto elétrico. Numa casa, por exemplo, o projeto elétrico determina quais os caminhos da rede, onde serão as tomadas, pontos de iluminação e diversos outros fatores.

O mais importante de um projeto elétrico é ter um profissional capacitado, como engenheiro elétrico, para projetar, desenvolver e executar a instalação. Além de ter conhecimento técnico, o profissional está ciente das normas vigentes. Isso traz segurança e pode contribuir com a redução de custos. 

Existem algumas etapas que, independente do tamanho e complexidade da demanda, o projeto deve passar.

O que é um projeto elétrico?

O projeto elétrico detalha todas as instalações elétricas e informações referentes à eletricidade em um equipamento ou construção. Pode ser apresentado de diversas formas, mas detalha itens como trajeto da rede, divisão de circuitos e até pontos de iluminação. 

O ideal é que seja feito após o projeto arquitetônico estar completo. Um deve complementar o outro. Contudo, pode ser que precise ser feito para uma reforma, modificação da rede elétrica por medidas de segurança ou atualização.

Pode conter um desenho completo, diagramas elétricos, tabela com a lista de elementos. Não há um máximo de elementos que se possa colocar. O importante é ter todas as informações necessárias sobre a eletricidade daquele projeto.

É extremamente importante se atentar à legislação vigente. O projeto precisa cumprir o que órgãos fiscalizadores, como prefeitura e corpo de bombeiros, exigem. Por lidarem com prefeituras, pode ser que cada município determine regras diferentes. Sendo assim, é interessante consultar não só a legislação nacional, mas a local também.

Um dos fatores mais importantes de contratar profissionais capacitados para realizarem projetos elétricos é justamente o conhecimento e responsabilidade de seguirem as normas e técnicas vigentes. É uma questão, principalmente, de segurança. 

Além disso, um profissional capacitado pode reduzir os seus custos com o projeto. Ao definir os elementos instalados a partir da sua real necessidade, você não precisará se preocupar em re-trabalho ou na compra de materiais a mais. O serviço profissional, com equipamentos corretos e um projeto bem desenvolvido, pode prolongar a vida útil dos equipamentos do local e economizar na conta de energia.

Quem pode assinar um projeto elétrico?

Projetos elétricos são, em maioria, responsabilidades de Engenheiros Eletricistas. São os profissionais mais capacitados a desenvolverem esse tipo de trabalho. Mas não são os únicos. Apesar de circuitos de alta potência e instalações complexas serem exclusivas de Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Civis e Arquitetos podem realizar instalações de baixa potência, como as residenciais. 

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 2020 reuniu 583 incêndios por sobrecarga em todo o território nacional, sendo 26 deles fatais. Além disso, foram identificados 853 acidentes com choques elétricos, 691 deles resultaram em morte. 

Esses casos são consequências da negligência de profissionais ou da ignorância de pessoas leigas.  Segundo a Abracopel, o nordeste é o campeão brasileiro de acidentes fatais com choque elétrico. A Associação comenta que pode ser que o motivo esteja relacionado aos nordestinos terem a cultura de fazer “eles mesmos”, sem conhecimento ou ajuda profissional. 

Esses dados demonstram o perigo de não contratar alguém especializado, de negligenciar um cuidado com a vida e a importância dos profissionais capacitados.

Principais normas

NBR-5410

A norma 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas determina as condições de instalações elétricas de baixa tensão. Ela é aplicada em instalações elétricas de edificações residenciais, comerciais, públicas, industriais, de serviço, agropecuárias e demais tipos. As instalações podem ser em áreas descobertas, trailers, campings, marinas, canteiros de obra e outras instalações temporárias.

O conjunto de normas visa garantir o funcionamento adequado da instalação para que haja segurança das pessoas e animais e conservação dos bens. A NBR-5410 aplica-se a circuitos elétricos de tensão de até 1000 V em correntes alternadas com frequências inferiores a 400 Hz ou 1500 V em corrente contínua; circuitos elétricos com tensão superior a 1000 V que são alimentados por uma instalação de tensão igual  ou inferior em corrente alternada; linhas elétricas fixas de sinal.

NBR-5444

Os projetos elétricos prediais precisam estar de acordo com esta norma. Ela refere-se aos símbolos gráficos para instalações prediais. Apesar de não existir um limite de informações de cada projeto, há uma padronização dos símbolos presentes nos projetos. 

A NBR-5444 é específica para instalações elétricas prediais, mas é complementar à NBR-5984, que é a Norma Geral de Desenho Técnico. 

Principais etapas e elementos de um Projeto Elétrico

  • Reunião com o cliente. É necessária uma reunião com o cliente ou arquiteto para entender melhor as necessidades e expectativas do projeto.
  • Análise das plantas. Principalmente, a planta baixa é vista para entender a quantidade mínima de iluminação, pontos de tomadas de uso gerais e informações específicas.
  • Fornecimento mínimo. A partir da expectativa de pontos de tomadas, é possível obter as potências ativas dos pontos e determinar o fornecimento mínimo.
  • Circuitos elétricos.  A NBR-5410 determina um limite de ampères por corrente, como medida de segurança. Portanto, os circuitos de iluminação, de tomadas e de aparelhos de alta potência precisam ser separados.
  • Quadro de distribuição. Para a definição da alimentação dos pontos de consumo, é determinado o melhor local para o posicionamento do quadro de distribuição. 
  • Corrente elétrica. Por conta da limitação dos circuitos elétricos, é necessário um cuidado nos cálculos para que as correntes funcionem.
  • Disjuntor. Cada local tem uma companhia de energia elétrica e cada uma fornece eletricidade de uma forma. A determinação do disjuntor depende da forma que a energia é recebida.
  • Planta. Após todas as determinações necessárias, é feita uma planta contendo todos os pontos de tomadas gerais, tomadas específicas e iluminação.

Definir um projeto elétrico e executá-lo é uma tarefa difícil. Muitos acidentes – que poderiam ser facilmente evitados – ocorrem por negligência e ignorância. Por isso, é essencial que um Engenheiro Eletricista tome conta do projeto. Pode ser que um Engenheiro Civil ou Arquiteto consiga, também, lidar com instalações básicas, como residenciais.

Existem normas e elementos necessários em um projeto elétrico. As principais normas são as NBR-5444 e NBR-5410, ambas da ABNT. Os elementos da planta elétrica dependem do tamanho da instalação, tipo de fornecimento de energia local e necessidades do cliente.

D&GA Engenharia

A D&GA Engenharia possui uma equipe completa de Engenharia e Arquitetura. Um de nossos setores lida com a Engenharia Elétrica. Todos os profissionais são altamente capacitados para lidarem com as diferentes demandas.

Dentre nossos serviços de Elétrica, estão: Projetos, execução e manutenção de sistemas elétricos; Projetos de circuitos elétricos para construções ou reformas; Planejamento e desenvolvimento de automação elétrica para indústrias; Planejamento e desenvolvimento de planta elétrica para sistemas automatizados; Projetos e instalação de sistema de telefonia e transmissão de dados; Projeto, desenvolvimento e gerenciamento de sistemas multimídia; Projeto, desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de sonorização.

Realizar projetos como estes, de forma amadora, pode causar danos irreparáveis. Por isso, nossos profissionais são extremamente responsáveis e comprometidos.

Precisa realizar algum projeto elétrico? Entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog para mais assuntos sobre Engenharia e Arquitetura.

Leave comment

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba conteúdos semanalmente!
Últimos Posts