• Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Arquitetura e Design de Interiores
    • Engenharia Civil
    • Engenharia Biomédica
    • Engenharia Elétrica
    • Tecnologia da Informação
  • Blog
  • Fale Conosco
Menu
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Arquitetura e Design de Interiores
    • Engenharia Civil
    • Engenharia Biomédica
    • Engenharia Elétrica
    • Tecnologia da Informação
  • Blog
  • Fale Conosco

30

set

Como planejar e executar uma reforma
DEGA
Arquitetura, Engenharia Civil
0 Comment
Arquitetura, dega, DEGA Engenharia, engenharia, Engenharia Civil, projetos de arquitetura, projetos de obra, reformas

Reformas fazem parte da vida útil de um imóvel. Esse tipo de bem precisa de manutenções constantes e, às vezes, as reformas são necessárias. Há casos em que o próprio dono do imóvel deseja realizar uma reforma para mudar parcial ou totalmente.

Caso você vá lidar com uma reforma, seja ela simples ou extensa, saiba que o planejamento é obrigatório. É um passo essencial em qualquer projeto de vida para que os imprevistos sejam evitados. Na Construção Civil, erros são intolerados. O planejamento garante que eles sejam impedidos de acontecerem. Além disso, auxilia na noção de tempo e dimensão da reforma e facilita tomadas de decisão.

  1. Faça um rascunho da sua ideia e enumere suas prioridades

Desejada ou necessária, faça um rascunho da sua ideia de reforma. Considere quais as mudanças no ambiente, pense em como você quer deixar o espaço. Faça planos para o geral e para pequenos fatores específicos. 

Para ficar mais fácil de visualizar as mudanças, você pode fazer uma pesquisa em sites e aplicativos por inspirações. O Instagram e o Pinterest são ótimas ferramentas para isso.

Com isso, faça uma lista de prioridades da reforma. Pode ser que você não consiga realizar todas as alterações de uma vez só. A lista de prioridades auxilia na definição do que será feito com certeza. Se ficar mais fácil, enumere as prioridades de cada cômodo/espaço, por exemplo.

  1. Faça um planejamento financeiro para determinar o seu orçamento

Qualquer planejamento de projeto precisa ter um orçamento base. No contexto de obras e reformas, isso define o que pode ser feito, quais materiais poderão ser utilizados, quanto tempo a obra durará e fatores assim.

Por isso, organize um planejamento financeiro para determinar essas questões. Vai facilitar bastante na montagem do cronograma da obra. Lembre-se de planejar uma reserva financeira. Por mais que erros não sejam tolerados em construções, imprevistos podem acontecer.

  1. Busque por profissionais

A busca por profissionais pode se dividir em duas partes: a específica e a mão de obra. Entre a fase de planejamento e a de execução, é fundamental que você busque por um profissional da Arquitetura ou Engenharia.

Existem muitos detalhes que pessoas sem a devida formação não entendem ou atendem. Há uma parte burocrática de obras e reformas que apenas profissionais credenciados em órgãos específicos – como o CREA, por exemplo – podem responder. 

Sem contar que profissionais de Engenharia e Arquitetura podem garantir que a reforma será viável e podem passar um encaminhamento correto.

Além de projetista e profissional especializado, é ideal buscar por mão de obra capacitada para realizar a sua reforma. Pesquise a respeito de valores, disponibilidade, tempos de trabalho etc. Isso auxilia no próximo passo.

  1. Elabore um cronograma

Junto ao profissional de confiança, elabore um cronograma real para a reforma. O que seria real? Colocar prazos que possam ser cumpridos. Considere quaisquer imprevistos que possam ocorrer. Paralisação da obra por condições climáticas, atraso na entrega dos materiais, falta de mão de obra, entre muitas outras questões que possam prejudicar o seu cronograma.

É um momento para ser bem realista. Inclua os dados obtidos da pesquisa de disponibilidade de mão de obra, de tempo de trabalho etc. Assim, você terá uma previsão de início e expectativa do fim da obra.

  1. Compre os materiais

Com o planejamento detalhado realizado, o projeto, orçamento e cronograma em mãos, é possível buscar pelos materiais. Por mais que uma pesquisa inicial tenha sido feita a respeito de valores e tempo de entrega, o ideal é consultar os fornecedores e lojas para verificar se as informações estão corretas. 

Uma vez que todas as questões estiverem alinhadas, você pode comprar os materiais e se preparar para o início de sua reforma.

  1. Monte o canteiro e comece a obra

Chegou o momento de colocar todo o planejamento em prática. Monte um espaço para ser o canteiro de obra e, juntamente da mão de obra, comece a sua reforma.

Importante relembrar que não precisa se decepcionar com imprevistos. Eles podem acontecer. O seu planejamento serve, também, para que essas questões sejam resolvidas mais facilmente. A tomada de decisões se torna muito mais fácil.  

Uma boa ideia neste momento é avisar aos seus vizinhos a respeito da reforma. Informe sobre o início e a pretensão de fim, indique os dias que poderão ser mais barulhentos. Alguns condomínios exigem que isso seja feito. Caso o seu condomínio ou vizinhança não exija, você pode fazer mesmo assim para manter a cordialidade.

Seja uma reforma grande ou pequena, o planejamento detalhado é ideal. Previne muitos erros e faz com que o cronograma seja feito de forma realista. Além disso, caso algum imprevisto ocorra, você provavelmente encontrará uma solução rapidamente.

Muitas pessoas esquecem o poder de um bom planejamento e atrasam as reformas ou o resultado das modificações não sai como o esperado. Por isso, não se incomode de pesquisar muito e planejar antes de pôr seus planos em prática.

D&GA Engenharia 

A D&GA Engenharia tem profissionais de Engenharia e Arquitetura. Nossa equipe conta com as mais diversas especializações. Prestamos serviços para reformas e construções residenciais, comerciais e industriais. Projetamos, gerenciamos e desenvolvemos todas as etapas necessárias.

Além disso, temos mão de obra própria, o que garante cumprimento de cronogramas e mais agilidade. Independente do tamanho ou tipo de reforma, podemos atender.

Se interessou? Entre em contato conosco!

30

set

Terceirização da Mão de Obra na Construção Civil: Como utilizar na sua Construtora
DEGA
Tendências
0 Comment
DEGA Engenharia, engenharia, Mão de Obra, Mão de Obra Terceirizada, Terceirização

A mão de obra terceirizada é uma opção de diversas empresas. Pode ser utilizada para substituição de colaboradores, implementação de novos projetos ou pela alta demanda de serviço.

Em 2017, houve uma Reforma Trabalhista que ampliou os ofícios a serem cumpridos por terceirizados. Basicamente, hoje, qualquer atividade de uma empresa pode ser realizada com mão de obra terceirizada.

A Construção Civil é uma área que se beneficia bastante com a mão de obra terceirizada. Em alguns períodos, a demanda de serviços da equipe física pode ser maior do que a normal. Para isso, a terceirização é uma grande opção. 

O que é mão de obra temporária?

Mão de obra temporária é uma forma atípica de regime de trabalho. A legislação atual determina como trabalho temporário um ofício prestado por uma pessoa física. Esse trabalhador é contratado por uma agência de serviços, que o coloca à disposição e o designa para empresas tomadoras de serviço, a fim de atender uma demanda. A Lei n° 6.019/74 regula todos os pontos que esse tipo de regime de contratação deve seguir. 

De forma prática, mão de obra temporária é aquela que a empresa contrata para complementar a equipe fixa já existente. O colaborador temporário é contratado para desempenhar uma função por período determinado. 

Segundo a Asserttem, Associação Brasileira de Trabalho Temporário, houve um crescimento nesse tipo de contratação durante a pandemia. Foi uma alternativa que empresários e profissionais tiveram para seguir com seus negócios.

Reforma Trabalhista de 2017

A Reforma Trabalhista foi realizada para atualizar formas de trabalho, direitos e deveres dos trabalhadores e contratantes. Uma das maiores mudanças que a Reforma gerou foi, justamente, proporcionar mais oportunidades de trabalho e contratação para mão de obra terceirizada.

Antes da Reforma, uma empresa poderia contratar um colaborador terceirizado apenas para atividades-meio do negócio. Isso significa que funções que não representassem atividades essenciais da empresa poderiam ser realizadas por mão de obra terceirizada.

Agora, qualquer função pode ser desempenhada por mão de obra terceirizada, desde que especificada em contrato. Não importando se é uma atividade-meio ou atividade-fim.

Como construtoras utilizam mão de obra terceirizada

Antes mesmo da Reforma, já haviam dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontando que cerca de 70% das empresas de Construção Civil utilizavam serviços terceirizados. 

Com a mudança da legislação, ficou mais fácil de realizar esse tipo de contratação. Geralmente, são três as opções em que uma mão de obra é contratada:

  1. Substituição de funcionários. Se algum funcionário precisou tirar uma licença, está em período de férias ou até mesmo foi demitido, você pode contratar a mão de obra terceirizada para não haver desfalques na equipe. 
  1. Aumento de demanda. Essa categoria é mais utilizada em indústrias ou comércios. Por exemplo, o período da Páscoa aumenta a demanda das indústrias e lojas de chocolate. Sendo assim, essas empresas podem contratar colaboradores temporários para o período de maior produção e venda.
  1. Implementação de novos sistemas. Quando empresas querem modernizar ou se reestruturarem, pode ser necessário um colaborador extra para auxiliar durante a transição. Neste caso, a mão de obra terceirizada é válida. 

As construtoras utilizam mais das opções 1 e 2. Nem todas as empresas do ramo possuem um quadro fixo de funcionários que executam obras da Construção Civil. É bastante comum a contratação de mão de obra terceirizada.

Outro caso comum é quando há uma urgência na entrega de determinado projeto. Para cumprir o contrato feito com o cliente e finalizar a obra de acordo com o cronograma, é possível admitir temporariamente alguns colaboradores.

Há momentos, também, em que a demanda se sobressai à capacidade que a equipe consegue operar. Agora mesmo é um momento em que muitas pessoas estão construindo e a mão de obra da Construção Civil está concorrida. Muitas construtoras podem precisar de auxílio e optarem pelo contrato de mão de obra terceirizada.

A Asserttem constatou que houve um grande aumento por contratações de mão de obra terceirizada e um dos setores em destaque foi o da Construção.

Como contratar mão de obra terceirizada

Com a Reforma Trabalhista, algumas normas e regulações a respeito da contratação da mão de obra terceirizada foram instauradas. 

  • Direitos do colaborador

Como citamos anteriormente, o colaborador temporário deve ter os mesmos direitos do que um funcionário registrado de mesma função. Remuneração equivalente, suporte a transporte, alimentação, atendimento ambulatorial, entre outros pormenores.

  • Período limitado

A lei determina que a contratação de mão de obra temporária deve ser de até 180 dias. Caso haja necessidade, o contrato pode ser prorrogado por mais 90 dias. De qualquer forma, não pode ultrapassar de 270 dias corridos.  

  • Meio de contratação

A empresa contratante precisa buscar o colaborador através de uma agência ou empresa especializada em serviços. O contrato deve ser feito entre pessoas jurídicas. Nunca a contratante deve estabelecer contrato diretamente com o profissional. 

De forma resumida, as Construtoras que desejam contratar uma mão de obra temporária devem entrar em contato com agências de serviços autorizadas pelo Ministério da Economia para desempenhar tal função. Um acordo será feito e a agência intermediará a contratação, designando um colaborador temporário de acordo com as exigências da empresa.

A Mão de Obra Temporária auxilia muitas empresas a manterem seu funcionamento. Com esse tipo de contratação, pode haver mais produtividade e cumprimento de demandas no prazo correto.

É uma alternativa que empresas do setor de Construção Civil já utilizavam. Com a Reforma Trabalhista, a pandemia e o crescimento do mercado imobiliário de construção, atualmente, a mão de obra terceirizada está ajudando com que empresas entreguem as obras dentro do prazo.

E aí, gostou do conteúdo? Para mais assuntos como este, acompanhe nosso Blog.

dega_pack_marca-03
Instagram
Facebook
Linkedin

(11) 3135-2693
(11) 97708-7138

 

Av Paulista, 302, Bela Vista
13º Andar 
São Paulo – SP